Anabolizantes e Musculação: Definição, Utilidade e Efeitos Colaterais

0
4

Muitas vezes referidos como esteróides androgênicos, os anabolizantes para musculação estão presentes no mundo dos esportes profissionais há décadas. Os melhores atletas e fisiculturistas os usam para aumentar sua massa muscular e melhorar rapidamente seu desempenho atlético . Mas com a expansão da internet, os anabolizantes agora são encontrados sem receita, disponíveis para todos. Neste artigo, vamos estudar juntos os efeitos dos anabolizantes na musculação no corpo, mas também as promessas e os limites deste tipo de produto para determinar se vale ou não a pena tentar a experiência!

O que são esteróides anabolizantes?

Antes de tudo, é importante entender o que são os esteroides anabolizantes : são hormônios lipídicos secretados pelas glândulas hormonais do nosso corpo. Os anabolizantes na musculação são conhecidos por muitos nomes, como esteróides , hormônios esteróides ou anabolizantes esteróides.

Eles, portanto, incluem hormônios sexuais , como estrogênio, testosterona, progesterona e andrógenos, glicocorticóides , como cortisona e cortisol, ou mineralocorticóides , como aldosterona. Simplificando, os esteróides atuam no hipotálamo (área do cérebro), bem como na hipófise por feedback. Eles também têm um impacto em muitas funções do corpo. Os esteróides anabolizantes são, portanto, moléculas químicas com dois componentes: um componente androgênico e um componente anabólico .

Os efeitos no corpo humano

Para ganho de massa

A primeira função dos anabolizantes na musculação é ganhar massa muscular para atingir seus objetivos mais rapidamente. Deve-se notar que os esteróides androgênicos realmente causam ganho de peso significativo , mas muitas vezes resultam em retenção de água dentro de seu corpo ( dianabol ). Portanto, você deve escolher seu período de consumo com cuidado para evitar esse aspecto inchado se competir.

woman in black tank top and black leggings doing exercise

Fisiculturistas geralmente procedem em ciclos de tempo , já que parte dessa massa ganha de anabolizantes se transformará em maior definição muscular . Eles também ganharão força , o que lhes permite levantar cargas mais pesadas . E é sabido que cargas pesadas são fundamentais para o ganho muscular!

Para corte e perda de peso

Para um objetivo seco , os anabolizantes na musculação não ajudam diretamente a perder gordura . De fato, as chamadas moléculas “ queimadoras de gordura ” pertencem mais às famílias dos hormônios da tireoide ou simpaticomiméticos .

Por exemplo, estes imitam os efeitos da adrenalina para aumentar o metabolismo da gordura . Os anabolizantes na musculação chamados soft têm a vantagem de não induzir tanta retenção hídrica, o que permite obter massa muscular magra e definição muscular de qualidade ( trembolona ). Fisiculturistas geralmente combinam o uso de esteróides leves com diuréticos químicos (embora seu uso seja desaconselhável) para evitar a retenção de líquidos e eliminar eletrólitos que causam cãibras musculares.

Para saúde

A longo prazo, tomar anabolizantes na musculação pode ter sérias consequências na sua saúde, muitas vezes irreversíveis. Encontramos em particular distúrbios comportamentais , problemas cardiovasculares , distúrbios da função hepática , etc.

A ingestão regular de tais substâncias também pode ser a causa da infertilidade nos homens. Portanto, é aconselhável estar bem ciente desses riscos antes de embarcar em ciclos de uso de esteróides. Mesmo com os anabolizantes no fisiculturismo considerados mais leves, os problemas não são 100% evitados: os efeitos colaterais simplesmente serão menos importantes e o corpo será preservado apenas parcialmente.

4 razões para tomar anabolizantes na musculação

Se os anabolizantes no fisiculturismo permanecem na frente do palco, há um bom motivo: suas promessas de ganhos musculares fazem mais de um sonho. Examinaremos os “benefícios” anunciados para induzir o uso de esteróides para mostrar melhor as limitações posteriormente neste artigo.

1) Todo mundo pega

Ao acompanhar notícias esportivas ou competições, você pode ter a impressão de que todos os atletas estão dopados . É verdade que muitas vezes vemos informações sobre atletas de alto nível (os chamados limpos) sendo testados para doping. O primeiro problema com isso é que todos os atletas têm uma imagem distorcida da realidade por trás dos anabolizantes no fisiculturismo .

Essa desinformação alimenta a crença de que todo mundo toma esteróides. Isso é obviamente falso e, mesmo que fosse verdade, nada o forçaria a fazer o mesmo. O uso de produtos antidoping permanece reservado aos profissionais de musculação e esportes e é estritamente supervisionado por médicos especialistas para limitar ao máximo os efeitos colaterais. Mas na academia que você frequenta , mesmo os homens mais musculosos provavelmente nunca tocaram em um esteroide anabolizante.

woman kneeling beside man

2) Os resultados seriam rápidos

A segunda promessa que tenta mais do que um é o ganho muscular rápido . O problema aqui é que nem todos os anabolizantes no fisiculturismo são criados iguais. Como vimos anteriormente, existem dois tipos de componentes. O componente androgênico é aquele que irá acelerar a renovação e cicatrização celular. Foi originalmente prescrito para casos de cicatrização tardia grave ou queimaduras na pele.

Hoje em dia, os atletas procuram esse componente como testosterona sintética para explodir seus ganhos de força e ganho de peso (mesmo que a maior parte seja devido à retenção de água). Na verdade, a maioria dos anabolizantes tem um baixo componente androgênico e são chamados de “leves”. Os resultados rápidos há muito esperados são, portanto, muitas vezes promessas vazias.

3) Não haveria necessidade de treinar

Com os anabolizantes na musculação , não haveria necessidade de treinar para ganhar massa muscular e seriam um produto para ganhar massa muscular rapidamente sem esforço! Pelo menos é o que muitos atletas pensam, erroneamente é claro. Sim, os esteróides ajudam a construir massa muscular . Mas se você tomar por muito tempo, os efeitos colaterais logo aparecerão. Se você acha que esteróides sem esportes são possíveis, a resposta é não!

Com esse excesso de hormônios em seu corpo, o corpo também interromperá sua produção natural para regular seus níveis hormonais. Resultados ? Sem treinamento, os anabolizantes não mudarão magicamente sua constituição. Todo mundo tem um tipo de corpo que pode desenvolver através do treinamento de força, mas nada acontecerá sem um treinamento completo, inteligente e regular .

4) É possível tomá-los oralmente

É verdade que existem anabolizantes na musculação que podem ser tomados por via oral. Estamos então longe da imagem sombria das injeções e podemos esquecer rapidamente que os esteróides ainda são considerados na França como uma forma de narcótico .

No entanto, os comprimidos anabolizantes são extremamente prejudiciais ao fígado e é menos perigoso injetar os esteróides diretamente! Ao contrário do que se poderia pensar, as injeções são, portanto, menos perigosas para a saúde. Além de ter força para passar pela intensidade necessária de treinamento com esteróides , você também deve ter motivação para fazer todas essas injeções.

Os limites dos esteróides

Os esteróides anabolizantes , portanto, prometem montanhas e maravilhas, mas os riscos de efeitos colaterais não estão longe: há limites significativos para tomar anabolizantes , com desvantagens que superam significativamente as vantagens.

Os efeitos são diferentes em todos os atletas

Fazer o mesmo que os outros é inútil, seja no esporte ou em outras áreas da vida: você tem que fazer o que combina com você e seus objetivos. Ao tomar anabolizante na musculação , é a mesma coisa: copiar os outros só fará você correr riscos desnecessários.

Não se deixe enganar pelo conselho dado por um atleta no vestiário da academia! Esta é a melhor maneira de colocar sua saúde em risco sem obter os resultados desejados. Tenha sempre em mente que os esteróides são inicialmente drogas destinadas ao tratamento de patologias graves, e o doping é apenas uma consequência derivada.

man in black tank top and black shorts

Além disso, alguns laboratórios respeitam mais do que uma ética questionável e simplesmente procuram vender seus produtos em países com regulamentações fracas . Muitos estão proibidos de vender na França, e é até ilegal possuí-los! A legislação considera os esteróides como narcóticos e aplica-lhes as mesmas regras. Por isso, informe-se sempre com muito rigor e meticulosidade para não correr riscos jurídicos e físicos.

Sem resultados sem treino

Obter resultados sem treino é um mito: muitos falam sobre isso, mas na realidade não existe. A maioria dos atletas que tomam anabolizantes na musculação acredita que podem mudar a forma de seus músculos, a posição de seus tendões ou o equilíbrio de sua massa óssea. Os esteróides permitem que você ganhe volume muscular , é claro, mas essa massa desaparece rapidamente assim que você para de consumir essas substâncias.

O único suplemento que ajuda a manter alguns dos ganhos musculares é o hormônio do crescimento , mas também não funciona sozinho. Na realidade, você tem que treinar duro para alcançar seus objetivos. Pode não ser o que você quer ouvir, mas pelo menos te salva da decepção. Ao contrário da crença popular, os esteróides não são mágicos . Eles simplesmente ajudam você a ultrapassar seus limites , curar mais rápido e otimizar o desempenho anabólico dos alimentos que você come, para que o progresso seja mais fácil, mas não cai do céu. Você deve ser capaz de superar a si mesmo e controlar totalmente sua dieta .

Existem riscos para a saúde física e mental

Falamos muito sobre os riscos físicos dos anabolizantes na musculação e seus efeitos nos órgãos (desenvolvimento de tumores nos testículos ou próstata, destruição das células do fígado, cirrose do fígado, distúrbios metabólicos, etc.). Os efeitos na mente não são menos graves: ao brincar com seus níveis hormonais, você também está brincando com seu humor. Alguns atletas podem, portanto, sofrer de depressão durante e após o uso de esteróides, às vezes com sinais de agressão incontrolável. Não é à toa que temos visto regularmente fisiculturistas ou boxeadores nas manchetes por causa de vários fatos! Os anabolizantes também podem causar:

  • de l’acné ;
  • perda de cabelo;
  • ginecomastia (aumento das mamas, retenção hídrica, acúmulo de tecido adiposo, etc.);
  • feedback hormonal negativo (infertilidade, impotência, atrofia testicular, etc.);
  • um aumento do colesterol ruim;
  • um aumento da pressão arterial.

Muitas contra-indicações

A suplementação de testosterona não pode ser prescrita para um homem que sofre de câncer de próstata ou testicular. Para suplementos de corticosteróides , eles fazem com que as defesas imunológicas caiam e, portanto, não são adequados para pessoas com diabetes. Mas em qualquer caso, os anabolizantes para musculação são prejudiciais ao fígado se você os tomar em forma de pílula (especialmente se você tomar outras drogas ou beber álcool).

topless man in black shorts carrying black dumbbell

Os esteróides que você encontra no balcão estão particularmente fora de controle e às vezes até vêm de laboratórios ilegais. Além disso, a ingestão de produtos doping não deve ser feita sem supervisão médica : atletas e atletas de alto nível sempre os injetam sob supervisão médica profissional . Não tente fazer isso sozinho, sob pena de se expor a altas doses, muito altas!

Vale a pena tomar anabolizantes na musculação?

Tudo depende do seu nível atlético! De fato, o uso da testosterona como anabolizante no fisiculturismo é relevante apenas para uma porcentagem muito pequena de atletas: atletas de altíssimo nível que conhecem seu corpo perfeitamente e controlam seu desempenho. Para outros, há um alto risco de lesões e efeitos colaterais indesejados .

Tomar esteróides traz riscos à saúde , e realmente vale a pena arriscar sua vida por alguns quilos extras de músculo? Os produtos anabolizantes desempenham o papel de substitutos para sua produção hormonal natural e é possível que suas glândulas adormecidas nunca mais consigam funcionar como antes (especialmente para a tireoide e os testículos). E acima de tudo, pense no seu objetivo com os esteróides no fisiculturismo : se for para parecer um fisiculturista profissional, nem os anabolizantes serão suficientes. Em vez disso, você deve ver o esporte como uma forma de superar a si mesmo , não de superar os outros. adoping não é uma solução para seus problemas esportivos, sejam eles quais forem.

É legal tomar esteróides?

Na França, os esteróides anabolizantes são oficialmente considerados produtos doping e é proibido vendê-los ou obtê-los. Mas os excessos são inúmeros, pois é muito fácil obtê-los na Internet em poucos cliques. O problema é que os anabolizantes de musculação vendidos sem receita são descontrolados, com produtos de origem animal geralmente destinados apenas ao uso veterinário.

Você já deve ter visto os riscos dos esteróides derivados de humanos, então imagine a toxicidade dos esteróides animais nos rins e no fígado! Os regulamentos obviamente dependem do país, e você deve descobrir antes de consumir anabolizantes em um determinado território.

Qual alternativa aos anabolizantes no esporte?

E se você ainda quiser aumentar sua produção hormonal ? Você pode definitivamente optar por alternativas naturais , que não funcionarão no lugar de hormônios como anabolizantes na musculação , mas sim consolidarão seus níveis hormonais. Você pode, portanto, recorrer à suplementação esportiva com testosterona , hormônio GH ou até zinco.

Da mesma forma, os suplementos Crazy Bulk são os únicos que se qualificam como esteróides legais Sem serem hormônios, eles induzem efeitos semelhantes aos esteróides anabolizantes sem efeitos colaterais. Desta forma, caso não tenha a possibilidade de ser enquadrado com precisão no uso de produtos doping , ainda poderá usufruir dos benefícios destes potenciadores hormonais . Juntamente com paciência, muita transpiração e boa nutrição, você não ficará desapontado com os resultados!

Conclusão

Tomar anabolizantes na musculação , boa ou má ideia? Embora não haja uma resposta universal para essa pergunta, é uma má ideia para a grande maioria dos atletas. Com efeito, tomar esteróides exige um perfeito conhecimento do próprio corpo, um nível desportivo já muito elevado, supervisão médica precisa e rigorosa, controlo das doses: está, portanto, reservado aos profissionais que dispõem de meios para tomar todas as precauções.

Para a maioria dos entusiastas do fisiculturismo , tomar anabolizantes nem deveria pesar na balança. Os riscos permanecem altos em comparação com as promessas. Mas se você decidiu tentar a aventura de qualquer maneira, escolha pelo menos esteróides anabolizantes que aguentem, projetados por um laboratório rigoroso e respeitável para não colocar em risco sua saúde ainda mais do que já é!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here