Existe uma dieta fácil de fazer?

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assorted fruits

Sabe aquelas famosas dicas de seus amigos que de repente se tornam nutricionistas quando você fala sobre seu programa de emagrecimento?

De repente, você tem a impressão de que fazer dieta é muito simples e que bastam alguns alimentos milagrosos para que a gordura evapore!

Então você se joga em abacaxis, maçãs, bebe suco de limão sem esquecer de comer berinjela e abacate com um pouco de farelo de aveia no caminho. . .

Você também pode comer vegetais crus, fazer limonadas de desintoxicação, smoothies de couve e, de outra forma, uma cura de açaí…

Dependendo do que você escolher colocar no seu prato, você pode optar por queimar gordura, evitar que ela seja armazenada ou até prendê-la para melhor eliminá-la.

Fácil, certo? Pelo menos no papel… 

Já é hora de esclarecer as coisas e sugiro que você, mais uma vez, varra essas idéias recebidas.

Voltamos ao básico. . .

O Balanço Energético

Você só emagrece se gastar mais energia do que ingere e quando quiser queimar gordura, o como é muito mais importante do que o quê.

Isso foi comprovado cientificamente 1 , independentemente do macronutriente que vamos focar 2 .

É melhor colocar os pés no prato imediatamente, nenhum tipo de alimento derrete a gordura abdominal!

Também gosto de me referir ao experimento 3 deste médico americano que queria provar que, independentemente do tipo de alimento que você escolher, você pode perder peso criando um déficit calórico.

Ele escolheu uma dieta bastante extrema, consistindo de biscoitos, cereais matinais, batatas fritas e outros biscoitos.

Apesar de tudo, o resultado é bastante edificante, perdeu cerca de 13 quilos em 10 semanas . . .

grilled meat with green vegetable and red chili on white ceramic plate
Atenção !

Este tipo de dieta não é absolutamente recomendado se você quer ser saudável, mas faz você pensar. . . Não ?

As dietas da moda colocam grande ênfase na qualidade dos alimentos que comemos, e uma alimentação saudável é um ótimo conselho, mas o fator mais importante parece ter sido esquecido. . . QUANTIDADE.

Efeito Termogênico

Alguns alimentos requerem mais energia do que fornecem para serem digeridos e, até certo ponto, podem “aumentar” o metabolismo visivelmente. A partir daí dizer que vão queimar gordura é um atalho que eu descreveria como fácil, para não dizer completamente falso.

Sim, especiarias e pimentas podem ter alguns efeitos metabólicos, mas isso é quase insignificante .

Por outro lado, se se deseja utilizar o alimento para obter certos efeitos metabólicos como a termogênese , a chave é uma dieta rica em proteínas.

Mais uma vez, a ciência comprova 4 : obtemos melhores resultados em termos de efeito térmico com ênfase neste macronutriente.

Efeito semelhante pode ser obtido com uma dieta rica em carboidratos 5 : embora o efeito térmico seja menor do que com proteínas, ainda assim é maior que o dos lipídios, sem ofensa aos gurus da paleo e cetogênica…

O que nos leva ao próximo ponto…

E insulina nisso tudo?

Então, vamos apontar diretamente para algo que não retém água em toda essa história de comida de queima de gordura, a partir do momento que ingerimos algo, a insulina entra em ação e dá 2 ordens:

  • Armazenar o que absorvemos na forma de células de gordura.
  • Pausar o uso de gordura para energia 6 .

Esse hormônio tem uma má reputação, como disse Brassens, especialmente desde a moda das dietas anti-carboidratos.

Você tem que colocar as coisas de volta no lugar, isso só dá a ordem de armazenar energia nos períodos em que o corpo não está mais na fase de ingestão.

A insulina não é de forma alguma responsável pelo ganho de peso!

Ganhamos peso quando comemos mais do que gastamos. . .

Com base nessa simples observação, ainda podemos acreditar que comer um determinado tipo de alimento vai “queimar gordura”? 

Indico este estudo 7 se você quiser saber um pouco mais sobre o papel da insulina.

Sobre o efeito das dietas de curto prazo

Também podemos dizer a nós mesmos que, de tempos em tempos, podemos querer nos desintoxicar de todas as substâncias nocivas às quais nossa civilização moderna nos expõe, e não há nada de errado nisso, mas tenha cuidado!

A maioria dessas propostas de “desintoxicação” baseia-se na promessa de perda de peso rápida ou mesmo milagrosa – estamos falando de curas de sucos, dietas de alimentos crus e outras esquisitices que defendem as qualidades divinas desta ou daquela fruta… 

Mas eles só vão te matar de fome e esse tipo de dieta extrema sempre tem os mesmos efeitos.

  • O peso que você perderá será água e glicogênio 8 , não tecido adiposo. Claro, você retomará tudo assim que voltar à sua dieta habitual, o efeito ioiô. . .
  • Sendo o déficit calórico muitas vezes grave, você conseguirá especialmente perder músculo 9 .
  • Saiba que você está se expondo à fadiga, desejos, mudanças de humor e energia reduzida.

O que é realmente importante?

Cuidado com aquelas ofertas tentadoras que vemos ao nosso redor que prometem montanhas e maravilhas, explicando que cortar carboidratos resolverá todos os problemas ou que beber suco de limão todas as manhãs nos livrará da barriga: são fantasias!

Querer resolver 10 anos de excesso de comida em uma semana é uma UTOPIA ! Isso não existe ! Aí está dito!

Agora, montar uma estratégia alimentar respeitando certas regras, entendendo que você terá que concordar em mudar suas crenças e integrar tudo isso de uma perspectiva mais ou menos de longo prazo é uma opção certamente menos atraente, mas terrivelmente eficaz.

Nunca subestime o poder do longo prazo

Contanto que você esteja pronto para fazer um pouco de exercício físico além disso, você pode estar segurando o início de uma linda história de transformação, a sua!

E como é importante estar acompanhado nos primeiros passos rumo ao desconhecido, convido você a participar da experiência AlphaBody abaixo .

Referências

  1. Balanço Energético e Obesidade, Noções Básicas de Peso Saudável, NHLBI, NIH – https://www.nhlbi.nih.gov/health/educational/wecan/healthy-weight-basics/balance.htm
  2. Departamento de Nutrição, Harvard School of Public Health, Boston, EUA – Comparação de dietas para perda de peso com diferentes composições de gordura, proteína e carboidratos. doi:10.1056/NEJMoa0804748 – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19246357/
  3. A dieta Twinkie ajuda o professor de nutrição a perder 27 quilos – Por Madison Park, CNN – https://edition.cnn.com/2010/HEALTH/11/08/twinkie.diet.professor/

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