Os riscos de uma dieta baixa em calorias

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Muitos homens e mulheres querem perder peso . Você é um deles, mas não sabe como fazer isso?

Quer saber qual dieta é a mais eficaz? Você tem medo de perder seu tempo e recuperar o peso que demorou tanto para perder?

OK, isso é um monte de perguntas.

Não se preocupe: é normal perguntar a eles. Estamos aqui para ajudá-lo.

Já podemos responder diretamente à pergunta sobre ganho de peso após uma dieta.

Você faz bem em se perguntar, porque está comprovado: 80% das pessoas que perderam peso recuperam os quilos perdidos.

Por quê ?

É simples: nosso organismo põe em ação mecanismos naturais que consistem em recuperar as coisas das quais foi privado. Isso se chama efeito ioiô e você concordará conosco: não é ideal para sua saúde.

Neste artigo, falaremos sobre dietas de muito baixa caloria , apresentaremos os efeitos e riscos potenciais.

Dieta de muito baixa caloria: dieta de baixa caloria/restrição calórica

Uma dieta de muito baixa caloria, muitas vezes referida como dieta de baixa caloria ou restrição calórica, consiste em um consumo de baixa caloria.

O objetivo é limitar a ingestão de energia através da alimentação para melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Pode ter efeitos positivos sobre o açúcar no sangue em jejum, os níveis de colesterol e a pressão arterial. 

Aqui, a ingestão de energia é reduzida, mas você ainda precisa ingerir vitaminas e minerais suficientes.

Para reduzir as calorias, muitas dietas recomendam a substituição de certos alimentos por outros, como frutas e legumes, em vez de alimentos processados.

Quantas calorias você pode consumir por dia em uma dieta de baixa caloria?

Primeiro ponto: o número de calorias consumíveis por dia não é o mesmo entre mulheres e homens.

Basicamente, uma dieta de baixa caloria permite 1.000 a 1.200 calorias por dia para mulheres e 1.200 a 1.600 para mulheres.

Você pode ir mais longe, mas tome cuidado para preservar seu capital de saúde. Algumas pessoas se limitam a 800 calorias por dia.

Durante uma dieta de baixa caloria, produtos como barras energéticas ou sopas geralmente substituem os alimentos comuns. Antes de iniciar essa dieta, não hesite em consultar seu clínico geral ou um nutricionista.

Uma dieta muito baixa em calorias não é isenta de riscos para a sua saúde e aconselhamos que seja acompanhado.

Estaremos lá para ajudá-lo também, com toda a comunidade Alphabody ao seu lado.

bowl of vegetable salad with walnuts

Para dietas hipocalóricas extremas, ou seja, menos de 800 calorias por dia, foram relatados casos de cálculos biliares.

De qualquer forma, você deve ter em mente que uma dieta só pode funcionar se você a associar a um estilo de vida saudável.

Isso inclui atividade física sustentada e sono reparador.

Esta é a melhor maneira de maximizar suas chances de colher os benefícios de uma dieta de baixa caloria e evitar problemas de saúde.

Quais são os efeitos de uma dieta de baixa caloria em seu corpo?

Os estudos feitos sobre a dieta de baixa caloria mostram um impacto positivo na qualidade de vida. A maioria das pessoas que fazem essa dieta notaram que estão com melhor humor, mais relaxadas e com sono melhorado.

Se estiver acima do peso, aconselhamos que procure ajuda de um profissional de saúde. O que é certo é que perder peso vai mudar muito a sua vida. Você reduzirá o risco de ter diabetes, pressão arterial, doenças cardiovasculares e até mesmo a ocorrência de câncer. No geral, seguir uma dieta de baixa caloria é bom para sua saúde. Mas, também estamos aqui para explicar os riscos aos quais você está exposto e como limitá-los, com total transparência. 

Para reduzir o número de calorias, você pode comer muitas frutas e vegetais frescos. Isso permitirá que você fique saciado rapidamente e evite desejos de lanche.

Quais são os riscos de uma dieta de baixa caloria?

Seu corpo precisa de calorias para funcionar normalmente. 

Isso permite regular três processos:

  • a taxa metabólica basal, ou seja, a taxa de calorias essenciais para o bom funcionamento do seu corpo;
  • digestão: as calorias são usadas pelo seu corpo para realizar o metabolismo dos alimentos;
  • atividade física: para lhe dar a energia que você precisa para durar o dia todo, seu corpo precisa de um certo número de calorias.

Na verdade, é simples: uma dieta muito baixa em calorias significa fornecer menos do que o seu corpo precisa para funcionar, sem que você corra riscos para sua saúde.

A chave é fazer isso sem fazer uma dieta extrema, que pode fazer você perder massa muscular, cansar demais ou causar fraqueza nos ossos.

Explicaremos tudo para você para que tudo corra bem e estaremos lá para ajustar, se necessário.

Como perder peso com uma dieta de baixa caloria, sem colocar sua saúde em risco?

O número de calorias que você precisa diariamente depende de muitos fatores: seu sexo, sua idade, seu peso atual, sua altura, a atividade física que você faz e sua saúde geral.

Dependendo de todos esses elementos, determinaremos juntos a ingestão de calorias que você precisa a cada dia.

Como implementar uma dieta de baixa caloria?

Nós garantimos a você: nosso objetivo não é matá-lo de fome! Algumas mudanças simples em seu estilo de vida e hábitos alimentares serão suficientes.

Isso inclui manter-se bem hidratado, fazer atividade física regular, aumentar a ingestão de proteínas e reduzir a ingestão de carboidratos. 

Quantos quilos a perder por semana?

Geralmente, estima-se que uma perda de peso entre 450 gramas e um quilo por semana seja uma boa proporção e não tenha efeitos adversos à saúde. Dependendo do seu perfil, ajustaremos tudo isso. Não vamos fazer você perder mais peso do que o necessário e tudo ficará bem. Vamos fazer isso aos poucos, para que você se sinta bem e esteja sempre saudável.

O que são alimentos de baixa caloria?

Os alimentos de baixa caloria que consumimos com mais frequência são água, chá, cogumelos, morangos, sopa de legumes, bacalhau ou ovos.

dieta vegana
dieta vegana

Existem muitos outros e nós compilamos uma lista de alimentos para favorecer uma dieta muito baixa em calorias.

aveia 

A aveia é particularmente rica em proteínas e fibras. Ajuda a reduzir a sensação de fome, aumentar a saciedade e controlar melhor o apetite.

Sementes de chia

As sementes contêm fibra solúvel. Sua principal vantagem é estar cheio durante todo o dia e evitar lanches.

leguminosas 

Lentilhas, feijão e outras leguminosas são ótimas para uma dieta de baixa caloria. Não hesite em comê-lo regularmente. Como a aveia, eles reduzem a fome.

Ovos

Os ovos são ricos em proteínas. Eles têm seu lugar em um café da manhã de baixa caloria. Você pode consumi-lo de manhã para segurar sem problemas até o almoço.

Lacticínios

Produtos lácteos, como queijo cottage ou iogurte grego, são pobres em gordura e ricos em proteínas. Eles são perfeitos para o café da manhã ou sobremesa como parte de uma dieta de baixa caloria.

Peixe

O peixe contém muita proteína. Mais uma vez, isso permitirá que você se acalme e não queira lanchar após a refeição.

Como combinar uma dieta de baixa caloria e esporte?

Você acha que, se fizer uma dieta de baixa caloria, terá problemas para ter energia suficiente para praticar esportes?

De fato, há uma conexão entre os dois.

Estudos científicos mostraram que uma dieta de baixa caloria reduz a ingestão de micronutrientes para bem abaixo dos requisitos recomendados.

Os menus clássicos encontrados em dietas de baixa caloria têm um impacto no corpo.

Pesquisadores mostraram que a massa corporal, o peso do tronco e dos braços e pernas diminuem no contexto de uma dieta hipocalórica.

Essas restrições alimentares também causariam redução na massa magra e massa gorda, mas também no volume de gasto energético durante um exercício de esforço máximo. 

Portanto, praticar esportes durante uma dieta de baixa caloria é possível, mas é preciso ter cuidado.

Aconselhamos que seja acompanhado por um profissional de saúde para aproveitar os benefícios de uma dieta hipocalórica no seu rendimento desportivo.

Você também pode tomar suplementos alimentares para compensar o déficit de micronutrientes em seu corpo.

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