Os 7 minerais mais importantes para sua saúde

0
4
person holding medication pills

Bem-vindo à série de artigos dedicados a minerais e oligoelementos! Antes de tudo, veremos quais são os 7 minerais mais abundantes no corpo humano neste artigo, onde encontrá-los e suas diferentes funções.

Em um segundo artigo, discutiremos o detalhe dos oligoelementos. estes são os minerais presentes em quantidades muito pequenas no nosso corpo, mas cujo papel será igualmente essencial.

Quando buscamos entender a Nutrição, podemos atacar o assunto pelo prisma da Micronutrição ou da Macronutrição.

Mais importante, é essencial conhecer as diferenças entre esses dois termos! Porque por mais próximos que sejam, é importante distingui-los.

Em primeiro lugar, MACRONUTRIÇÃO é o estudo dos três principais tipos de alimentos que compõem o total de calorias ( = energia consumida ):

  • Carboidratos
  • As proteínas 
  • Lipídios 

É mais concretamente sobre o seu efeito no corpo.

Agora, o tema que nos interessa aqui é a MICRONUTRIÇÃO . Este é o estudo das menores moléculas em alimentos que realmente não “contam” em calorias. Essas moléculas não afetarão diretamente a “composição corporal”, mas terão um efeito importante na saúde a longo prazo, pois participam de uma infinidade de processos químicos no corpo. 

Como os principais minerais, que são as substâncias minerais abundantes em nosso corpo que acabamos de ver. Aqueles necessários em doses minúsculas (mas essenciais ) são chamados de oligoelementos, como ferro, zinco, cobre, flúor, iodo, cromo, selênio, etc.

Desempenham um papel de catalisador, regulador, mas também para alguns de ativadores enzimáticos. 

man holding dumbbells

Existem vários tipos de micronutrientes

Em Micronutrição, também vamos olhar em detalhe os elementos da Macronutrição, detalhando os diferentes tipos de Lipídios / Proteínas / Carboidratos, bem como seu impacto (ou não) no organismo.

Esquematicamente, encontramos em nossa alimentação: macronutrientes que fornecem a energia e a força necessária ao organismo. São gorduras, carboidratos e proteínas.

Mas também micronutrientes que não desempenham nenhum papel energético, mas cujo papel é fundamental para o funcionamento de todos os metabolismos.

São vitaminas, minerais, oligoelementos, ácidos graxos essenciais, mas também flavonóides, aminoácidos, probióticos, etc. Todos esses elementos dão o valor nutricional do prato

Elementos traço = Microelementos

O termo foi introduzido pelo químico Gabriel Bertrand no início do século XX, o trabalho que realizou mostrou a ação desses microelementos sobre solos, plantas e animais, e cujas necessidades em quantidades ínfimas os distinguem dos macroelementos ou minerais principais, é a mesma coisa.

As características necessárias para pertencer à família dos oligoelementos são:

  • Estar presente em uma concentração constante no corpo
  • Causam distúrbios fisiológicos por sua ausência ou remoção, e isso é visto em várias espécies
  • E que a contribuição desse elemento ausente cura esses distúrbios

Classificação de oligoelementos

Do ponto de vista nutricional, é possível distinguir dois tipos de oligoelementos de acordo com o risco de deficiência:

  • Oligoelementos essenciais com risco comprovado de deficiência : iodo, ferro, cobre, zinco, selênio, cromo, molibdênio, boro .
  • Oligoelementos essenciais com risco baixo ou não comprovado de deficiência em humanos: manganês, silício, vanádio, níquel, estanho, arsênico.

Por outro lado, alguns oligoelementos podem se tornar tóxicos em altas doses . Outros não são realmente, mas podem ser a causa de desequilíbrios entre os elementos: um excesso de zinco leva, por exemplo, a uma deficiência de cobre.

Apenas esta última frase sobre o sistema de vasos comunicantes deve chamar a atenção para a complexidade resultante desse equilíbrio entre oligoelementos/macroelementos.

Quando você toca em um elemento traço, ele pode afetar outro, que pode afetar outro, e assim por diante.

Daí a importância de consultar o seu médico antes de suplementar com certos minerais.

Qual é a FINALIDADE da Micronutrição?

Qual é o sentido de comer os “bons micronutrientes”?

E sim, uma vez que os macronutrientes são suficientes para fornecer a energia necessária para funcionar normalmente, qual é a verdadeira utilidade de selecionar a ingestão correta de micronutrientes? 

Vamos ver agora

COMPOSIÇÃO DO CORPO

Em primeiro lugar, gostaria de começar pelo mais geral e depois entrar nos detalhes. 

Porque você costuma ouvir falar de composição corporal no mundo do fitness, mas saiba que ela também é usada no campo da saúde e da medicina. 

Você pode influenciar sua composição corporal para melhorar sua saúde, perder peso e recuperar o equilíbrio interior.

Jogando em sua % de água, sua massa magra e sua massa gorda permitirá que você modifique sua composição corporal, se você deseja se tornar magro, musculoso ou maciço, etc.

Para informações

Algumas balanças de impedância permitem calcular sua % de água, massa magra e massa gorda. Já abordei o assunto em outro artigo no qual desaconselho fortemente confiar nos dados dessas escalas. 

Apenas uma solução se você ainda quiser usá-lo para ver as variações em sua composição corporal durante um regime de perda ou ganho de peso:

Pese-se no dia 1, registre seus resultados e uma semana depois nas mesmas condições, faça novas medições e calcule o delta que existe entre a 1ª e esta medição. A diferença entre os 2 será real e você saberá se perdeu ou ganhou massa gorda/magra.

Massa gorda

Gastamos nosso tempo querendo nos livrar dele, descobrindo que temos muito dele. Ter alguma gordura é necessário para o bom funcionamento do corpo. Ele permite que o corpo armazene energia na forma de triglicerídeos.

Ter 0% de gordura no corpo é simplesmente impossível, ir muito baixo também pode ser perigoso para sua saúde (assim como ter um nível muito alto, eu vejo você chegando . . .)

Massa magra (não gordura)

É todo o resto da massa que não é gordura. . . simples não? A massa corporal magra contém uma variedade de componentes diferentes, como órgãos, água, massa muscular esquelética, etc. Qualquer coisa não relacionada à gordura pode ser categorizada como massa corporal magra.

água corporal

A água compõe cerca de 60% da massa corporal de um adulto. Sua gordura, músculo, sangue e todos os outros fluidos em seu corpo são compostos de água. Há água intracelular e água extracelular.

As proteínas

Não há mais a dizer, são todas as cadeias peptídicas (aminoácidos) que compõem seu corpo, seus órgãos, seus tecidos, etc.

Os minerais

Seu corpo contém minerais que estão localizados principalmente na corrente sanguínea e no tecido ósseo.

Vamos nos concentrar particularmente em minerais e oligoelementos.

OS MINERAIS

Não sei se você se lembra da sua aula de química do ensino médio e essa pintura provavelmente traz de volta algumas lembranças distantes. Tudo nesta Terra é feito de átomos. O mundo está em movimento, mesmo em vibração, e o corpo humano não foge à regra. Somos feitos de diferentes materiais, elementos químicos, que podemos encontrar naturalmente em nosso planeta. 

Uma explicação ?

Ao longo dos milénios, construímo-nos adaptando-nos ao ambiente em que evoluímos – o planeta Terra. É por isso que encontramos esses famosos minerais e oligoelementos em nosso corpo. São parte integrante de nós, constituem-nos e asseguram um evidente equilíbrio corporal, 

Para diferenciá-los das vitaminas, os minerais são substâncias que não contêm carbono. 

Papel dos Minerais

Eles são essenciais para os minerais envolvidos em muitos processos essenciais do corpo:

  • Metabolismo: composição de enzimas e hormônios
  • Organismo: constituição dos ossos e dentes
  • Funções: Ajuda a manter a frequência cardíaca, contração muscular, condutividade neural, equilíbrio ácido-base

Existem duas categorias, “Principais Minerais” e “Oligoelementos”.

As diferentes famílias

As diferentes famílias de minerais são os principais minerais e os oligoelementos. 

Isso é tudo ? Bem, não, nunca é tão simples, você sabe disso!

A própria família de oligoelementos se divide em duas subfamílias de acordo com sua necessidade de ingestão para nosso corpo:

  • Vestigios
  • Microelementos

Mas a maneira mais fácil será confundi-los porque a diferença está na quantidade que precisamos diariamente.

PRINCIPAIS MINERAIS

Um macroelemento é um sal mineral que, em um homem de 70 quilos, representa mais de 5 gramas de seu peso, e requer uma ingestão diária de mais de 50 mg.

É aquele cuja contribuição precisa ser a mais importante

Existem 7 minerais principais e o corpo precisa deles em quantidades relativamente grandes para funcionar. Eles estão envolvidos principalmente na estrutura das moléculas, o que explica a necessidade de contribuições significativas. 

Resumo

Os macronutrientes são os minerais em maior quantidade no corpo e requerem mais de 100 mg/dia.

Não confunda abundância no corpo com necessidades diárias. alguns minerais “ficam” mais tempo em nosso corpo e são armazenados (como o cálcio). enquanto outros, como o potássio, são evacuados ao longo do dia e o “estoque” é esvaziado à medida que avança.

Alguns minerais são importantes na ingestão diária e, no entanto, não são os mais abundantes no corpo.

Há aproximadamente 1kg de Cálcio no corpo humano!!!!

MineraisIngestão diária
Potássio≈ 2000 mg
Cálcio≈ 1000 mg
Enxofre/
Sódio≈ 2000mg
Fósforo≈ 450 mg
Magnésio≈ 350 mg
Cloro≈ 2000/2300 mg

A PALAVRA FINAL

Se tivéssemos que resumir tudo o que você acabou de ler em apenas algumas linhas. Seria importante lembrar apenas algumas coisas, porque você não poderá monitorar sua ingestão de cada um desses minerais de acordo com sua atividade etc. É simplesmente impossível ou você passaria seus dias fazendo exatamente isso.

Para ser saudável e manter-se o mais próximo possível das ingestões recomendadas, você precisa :

  • Uma dieta balanceada
  • Uma dieta variada
  • Promover o consumo de alimentos não processados ​​(grãos integrais, etc.)
  • Reduza a ingestão de sal
  • Prefira sais de mesa ricos em potássio
  • Praticar uma atividade esportiva (Permite eliminar um pouco do sódio, cabe a você também completar as perdas de potássio) 
  • Acima de tudo, não comece a tomar suplementos sem consultar o seu médico! 

Obrigado por dedicar um tempo para ler este artigo dedicado aos minerais e espero que tenha permitido que você aprendesse mais sobre o assunto. 

Não hesite em me deixar um comentário para me dar sua opinião 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here