Pegadas pronador, supinador ou neutra

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Sim, a única maneira de avançar é colocar um pé na frente do outro. No entanto, nem todos temos a mesma forma de perguntar e essas diferenças podem gerar feridas. Então, universal, supinador ou pronador, em qual categoria você se enquadra e como isso deve influenciar sua escolha de sapatos?

Pronador, supinador, neutro ou universal: o que é?

Pronador, supinador, universal… a passada é definida de acordo com a forma como você coloca o pé no chão.

  • Se o seu pé pousar perfeitamente plano , alinhado com as articulações do tornozelo e joelho, você é universal ou neutro , como cerca de 50% da população.
  • Se o seu pé tende a se inclinar para dentro , isso é pronação , como cerca de 45% das pessoas.
  • Por fim, um caso mais raro, a supinação define o pé que se inclina para fora , isso afeta apenas 5% dos corredores.

A pronação e a supinação podem causar lesões, entorses e principalmente tendinites. Para evitá-los, é aconselhável equipar- se com tênis de corrida correspondentes ao seu tipo de passada . Os fabricantes de equipamentos oferecem modelos para todos os três tipos de passada. É claro que, dadas as estatísticas, existem muitos modelos para corredores pronadores e universais, significativamente menos para aqueles destinados a supinadores.

Qual é o meu tipo de passo?

As pessoas que sofrem de pronação ou supinação muito acentuadas muitas vezes sabem disso antes de praticar esportes e geralmente usam palmilhas ortopédicas que podem ser usadas em tênis de corrida. Em outros casos, existem várias maneiras de descobrir.

Primeiro, você pode observar o desgaste nas solas de seus velhos tênis esportivos. Se estiverem mais gastos no centro, sua passada é universal, na parte interna é pronadora, na parte externa é supinadora.

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Outro método, molhe a sola do pé e pressione-a em uma folha de papelão. A impressão que se formará lhe dará a indicação . Para os Universais , apenas cerca de metade do arco será exibido. Se o pé inteiro aparecer, você é um pronador . Pelo contrário, se aparecer apenas a frente do pé e o calcanhar, você é supinador . Em caso de dúvida e/ou se tiver problemas recorrentes de tendinite, consulte um podólogo.

Compre sapatos que se encaixam em você

O que causa lesões na corrida é a repetição dos choques e a duração dos esforços. Mesmo que um sapato pareça confortável para você, ele não é necessariamente adaptado ao seu pé e ao seu passo. A repetição do movimento bem como o desgaste progressivo das solas agravarão o risco de patologia. Portanto, é melhor levar isso em consideração ao comprar seus sapatos.

man in yellow tank top running near shore

Você encontra nos rótulos – e nos sites dos fabricantes – as indicações de neutro ou universal, supinador e pronador. Se você não encontrar nenhum específico, provavelmente será um sapato universal. Se você é propenso a lesões relacionadas à morfologia do seu pé, é melhor investir em palmilhas ortopédicas personalizadas . Você os colocará em tênis de corrida universais. Dito isto, seja qual for o seu caso, renove os sapatos regularmente antes que o desgaste das solas agrave o desequilíbrio.

Pronador, supinador ou pé universal, é ainda mais importante saber que você pratica esforços intensos e longos. Escolher o seu tênis de corrida não é apenas uma questão de conforto e estética, é melhor levar isso em consideração!

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