Pegadas pronador, supinador ou neutra

0
48
rapaz correndo
rapaz correndo

Sim, a única maneira de avançar é colocar um pé na frente do outro. No entanto, nem todos temos a mesma forma de perguntar e essas diferenças podem gerar feridas. Então, universal, supinador ou pronador, em qual categoria você se enquadra e como isso deve influenciar sua escolha de sapatos?

Pronador, supinador, neutro ou universal: o que é?

Pronador, supinador, universal… a passada é definida de acordo com a forma como você coloca o pé no chão.

  • Se o seu pé pousar perfeitamente plano , alinhado com as articulações do tornozelo e joelho, você é universal ou neutro , como cerca de 50% da população.
  • Se o seu pé tende a se inclinar para dentro , isso é pronação , como cerca de 45% das pessoas.
  • Por fim, um caso mais raro, a supinação define o pé que se inclina para fora , isso afeta apenas 5% dos corredores.

A pronação e a supinação podem causar lesões, entorses e principalmente tendinites. Para evitá-los, é aconselhável equipar- se com tênis de corrida correspondentes ao seu tipo de passada . Os fabricantes de equipamentos oferecem modelos para todos os três tipos de passada. É claro que, dadas as estatísticas, existem muitos modelos para corredores pronadores e universais, significativamente menos para aqueles destinados a supinadores.

Qual é o meu tipo de passo?

As pessoas que sofrem de pronação ou supinação muito acentuadas muitas vezes sabem disso antes de praticar esportes e geralmente usam palmilhas ortopédicas que podem ser usadas em tênis de corrida. Em outros casos, existem várias maneiras de descobrir.

Primeiro, você pode observar o desgaste nas solas de seus velhos tênis esportivos. Se estiverem mais gastos no centro, sua passada é universal, na parte interna é pronadora, na parte externa é supinadora.

woman running wearing armband

Outro método, molhe a sola do pé e pressione-a em uma folha de papelão. A impressão que se formará lhe dará a indicação . Para os Universais , apenas cerca de metade do arco será exibido. Se o pé inteiro aparecer, você é um pronador . Pelo contrário, se aparecer apenas a frente do pé e o calcanhar, você é supinador . Em caso de dúvida e/ou se tiver problemas recorrentes de tendinite, consulte um podólogo.

Compre sapatos que se encaixam em você

O que causa lesões na corrida é a repetição dos choques e a duração dos esforços. Mesmo que um sapato pareça confortável para você, ele não é necessariamente adaptado ao seu pé e ao seu passo. A repetição do movimento bem como o desgaste progressivo das solas agravarão o risco de patologia. Portanto, é melhor levar isso em consideração ao comprar seus sapatos.

man in yellow tank top running near shore

Você encontra nos rótulos – e nos sites dos fabricantes – as indicações de neutro ou universal, supinador e pronador. Se você não encontrar nenhum específico, provavelmente será um sapato universal. Se você é propenso a lesões relacionadas à morfologia do seu pé, é melhor investir em palmilhas ortopédicas personalizadas . Você os colocará em tênis de corrida universais. Dito isto, seja qual for o seu caso, renove os sapatos regularmente antes que o desgaste das solas agrave o desequilíbrio.

Pronador, supinador ou pé universal, é ainda mais importante saber que você pratica esforços intensos e longos. Escolher o seu tênis de corrida não é apenas uma questão de conforto e estética, é melhor levar isso em consideração!

Previous articleComo determinar sua VAM – velocidade Aeróbica Máxima
Next articleDicas para escolher tênis de corrida
Bruna Ferreira é uma consultora esportiva apaixonada por fitness e bem-estar. Com uma vasta experiência no campo do condicionamento físico, Bruna se dedica a ajudar seus clientes a alcançarem seus objetivos de saúde e transformarem suas vidas por meio do exercício e de hábitos saudáveis. Formação e Certificações: Bacharelado em Educação Física pela Universidade de Campinas - UNICAMP Certificação em Treinamento Funcional pela Instituição PUC Experiência Profissional: Bruna acumulou uma vasta experiência profissional trabalhando com pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico. Ela possui experiência em treinamento individualizado, treinamento em grupo, aulas especializadas e programas de condicionamento físico corporativo. Ao longo de sua carreira, Bruna desenvolveu uma abordagem holística para a consultoria esportiva, levando em consideração não apenas os aspectos físicos, mas também os aspectos mentais e emocionais de seus clientes. Ela acredita que o equilíbrio entre o exercício físico, a alimentação adequada e a mentalidade positiva são fundamentais para alcançar resultados duradouros. Serviços Oferecidos: Consultoria individualizada em condicionamento físico e saúde Elaboração de planos de treinamento personalizados Orientação nutricional para melhorar o desempenho esportivo Treinamento funcional para desenvolvimento de força, resistência e flexibilidade Programas de perda de peso e transformação corporal Treinamento em grupo e aulas especializadas, como Pilates e treinamento HIIT Abordagem: Bruna adota uma abordagem personalizada em sua consultoria esportiva, levando em consideração as metas, necessidades e habilidades individuais de cada cliente. Ela valoriza a comunicação aberta e a criação de um relacionamento de confiança com seus clientes, para garantir que eles se sintam apoiados e motivados ao longo de sua jornada. Seja você um atleta de alto desempenho, um iniciante no mundo do fitness ou alguém que busca melhorar sua qualidade de vida, Bruna está comprometida em ajudá-lo a alcançar resultados positivos. Com seu conhecimento especializado, experiência prática e paixão pela saúde, Bruna está pronta para ajudá-lo a atingir seu potencial máximo e viver uma vida mais saudável e ativa. Entre em contato com Bruna Ferreira hoje mesmo para agendar uma consulta e começar sua jornada para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here