Como encontrar um bom consultor esportivo?

0
3
man in blue crew neck t-shirt standing beside woman in black t-shirt

Você pretende perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente entrar em forma? Escolher um personal trainer para conseguir isso não é fácil. Em casa, no ginásio ou à distância, uma visão geral dos diferentes elementos a ter em conta para encontrar um bom treinador desportivo profissional.

Os diplomas e habilidades do treinador esportivo

Muitas pessoas hoje afirmam ser treinadores esportivos, principalmente nas redes sociais. Alguns nem têm diploma. No entanto, na França, esta profissão é regulamentada.

Para poder praticar legalmente, um treinador deve ser titular de uma carteira profissional . Este último sanciona a obtenção de um diploma especializado, como uma licença ou um mestre STAPS (Ciências e Técnicas de Atividades Físicas e Esportivas), um BPJEPS atividades da forma (Certificado Profissional de Juventude, Educação Popular e Esporte) ou ainda um DEUST ( Diploma de Estudos Universitários Científicos e Técnicos) ou um diploma de bacharel em profissões de fitness.

Mas chamar um treinador qualificado nem sempre é suficiente. Também é importante se interessar pelas habilidades do profissional e verificar se elas estão de acordo com seus objetivos pessoais.

Alguns treinadores se especializam em musculação, por exemplo, enquanto outros se concentram em praticar artes marciais ou progredir na corrida. Da mesma forma, conhecimentos adicionais em tópicos como nutrição, alongamento ou psicologia podem ajudá-lo a progredir mais rapidamente.

man in black crew neck t-shirt and gray pants sitting on black and red bench

A experiência do personal trainer

A experiência de um personal trainer geralmente está ligada à sua experiência. Para um cliente, é reconfortante saber que um treinador esportivo já permitiu que outras pessoas alcançassem os mesmos objetivos. No dia-a-dia, seus conselhos serão ainda mais relevantes.

Para saber mais sobre o assunto, é de seu interesse consultar o site do treinador ou questioná-lo diretamente. Você também pode ler as opiniões de seus ex-clientes em motores de busca ou plataformas dedicadas ao treinamento esportivo. Alguns sites sérios oferecem de fato uma seleção de treinadores esportivos , que foram selecionados previamente de acordo com diferentes critérios: treinamento, experiência, especialidades, profissionalismo, etc.

Finalmente, lembre-se de perguntar às pessoas ao seu redor. Seja sua família, colegas de trabalho ou amigos, é uma aposta segura que alguns deles já recorreram aos serviços de um personal trainer. Nesse sentido, o boca a boca é uma ótima maneira de encontrar um bom treinador esportivo profissional.

O sentimento com o personal trainer

Além de sua experiência, seu treinador esportivo também deve demonstrar qualidades humanas que correspondem a você.

Esse sentimento é essencial, na medida em que você terá que trocar regularmente com ele. Você deve se sentir confortável e confiante , caso contrário ficará desmotivado e verá sua colaboração falhar.

Para saber se esse sentimento está realmente presente, o acompanhamento deve sempre começar com uma reunião e uma sessão de teste . Isso permitirá que você teste o profissional e experimente seus métodos de trabalho na prática.

man in black talking to boxer inside ring

O tipo de treino

Ao escolher seu treinador esportivo, várias soluções estão disponíveis para você:

  • treinamento esportivo em casa,
  • treinamento esportivo na academia,
  • treinamento esportivo on-line.

Chamar um treinador em casa é ideal se você está começando no esporte , mas o preço será, obviamente, mais alto do que para suporte remoto. Isso também implica que sua acomodação é espaçosa o suficiente para acomodar uma aula de atividade física. Se este for o caso, seu treinador irá a sua casa várias vezes por semana para supervisionar seu treinamento. Ele controlará seus movimentos e o motivará a superar a si mesmo. Outra vantagem é que seu personal trainer fornecerá todo o equipamento necessário para realizar os exercícios do seu programa de treinamento.

Treinadores esportivos profissionais também estão disponíveis na grande maioria das salas de ginástica ou musculação. Não hesite em perguntar diretamente com a recepção.

Se o seu orçamento ou as suas limitações pessoais não lhe permitem optar por um treinador desportivo em casa ou no ginásio, o treino online é uma excelente alternativa . Seu treinador fornecerá um plano de treinamento e acompanhamento totalmente personalizados . Por outro lado, terá de mostrar autonomia e motivação para realizar as suas sessões de treino.

Os preços de um treinador esportivo profissional

O preço do apoio com um treinador desportivo pessoal é um critério extremamente importante a ter em conta. Contratar os serviços de um treinador profissional representa um orçamento significativo.

Para alcançar os resultados desejados (ganho de massa, perda de peso, melhora da condição física, etc.), você precisará se comprometer a longo prazo, na proporção de 2 ou 3 treinos por semana durante vários meses . Algumas sessões esportivas realizadas de tempos em tempos não permitirão que você alcance seu objetivo. Portanto, é essencial determinar bem o seu orçamento desde o início.

Os preços de um determinado treinador variam de acordo com vários critérios: tipo de apoio, localização geográfica, experiência do treinador, competências específicas, etc. Em média, uma sessão de desporto em casa com um profissional custa cerca de 60 euros.

No entanto, é possível reduzir esse custo com alguns truques. Por exemplo, muitos treinadores desportivos oferecem aos seus clientes a possibilidade de beneficiarem de taxas decrescentes se treinarem em grupo de 3 ou 4 pessoas, ou se comprometerem com um pacote de várias sessões.

man and woman standing on field

Além disso, se o treinador selecionado for à sua casa e for elegível para o sistema Personal Service (SAP), você terá um crédito fiscal ou redução de 50% dos valores incorridos durante o treinamento. ano como parte de suas aulas esportivas em casa. Lembre-se de verificar essas informações antes de se comprometer.

Claro que, se o preço é um elemento essencial da sua decisão, não deve ser o único . Alguns treinadores esportivos profissionais oferecem preços muito agressivos para atrair mais clientes. Isso pode ser um sinal de apoio menos individualizado.

CONCLUSÃO

Graças a essas dicas diferentes, agora você sabe como encontrar um bom treinador esportivo profissional em casa ou online. Certifique-se de sempre direcionar treinadores qualificados cujas principais habilidades estejam alinhadas com os objetivos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here