10 dicas para envelhecer lindamente

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Portrait of a happy, senior African American woman, smiling at the camera, standing in a park.

O envelhecimento é inevitável, mas também é uma coisa gloriosa, mas nem sempre é fácil envelhecer lindamente. Você fez o trabalho, aprendeu muitas das lições da vida e agora pode sentar e aproveitar a vida sem toda aquela angústia e incerteza juvenil.

Todos nós queremos ficar bonitos e provavelmente já lemos dicas de beleza, como usar mais azeite de oliva para melhorar o cuidado da pele, mudar nossos produtos de maquiagem, beber mais chá verde para a saúde e muita água morna para uma pele bonita, mas que na verdade trabalhar? Neste artigo, nos aprofundamos em coisas simples que você pode fazer para ter uma aparência e, consequentemente, se sentir bem. Então, por que não envelhecer graciosa e lindamente e talvez recuperar aquele brilho natural?

Mulher mais velha aplicando creme facial

  1. Use protetor solar
    Enquanto o sol nos nutre com vitamina D, ele também possui raios ultravioleta nocivos que podem levar ao câncer de pele. Alguns dermatologistas dizem que 90% das manchas escuras, rugas e flacidez são resultado da exposição ao sol.

Isso ocorre porque, à medida que envelhecemos, a fibra estrutural da pele conhecida como colágeno começa a degenerar. A exposição ao sol acelera esta degeneração, dando um tempo assim para as cuidadoras em bh .

Portanto, é aconselhável em um dia quente aplicar protetor solar generosamente. Antes de sair, use óculos escuros e um chapéu para proteger a pele.

A hidratação regular fará maravilhas para a suavidade e elasticidade da sua pele. Deixando-o protegido contra rugas e cicatrizes e mantendo-o macio e palpável.

Muitas vezes, esquecemos de prestar atenção nas mãos e nos concentramos apenas no rosto, o que leva a sinais visíveis de envelhecimento nas mãos. Para evitar isso, aplique uma quantidade generosa de protetor solar pela manhã e um creme para as mãos com retinóide no final do dia.

90% das manchas escuras e rugas resultam da exposição ao sol, relatam dermatologistas

  1. Use retinóide para reduzir rugas
    O retinol é um derivado da vitamina A. A maioria dos dermatologistas o recomenda por causa de seus efeitos antienvelhecimento. Aumenta a produção de colágeno, o que evita linhas finas. Também é responsável pelo desenvolvimento de novos vasos sanguíneos, levando a uma pele rosada e saudável.
  2. Exercite-se regularmente e pratique uma boa postura
    Os benefícios do exercício são extensos. Entre eles estão os hormônios do bem-estar produzidos quando nos exercitamos: as endorfinas. Isso nos deixa mais felizes e melhora nossos níveis de energia.

O exercício também é uma ótima maneira de construir músculos. Quanto mais velhos ficamos, mais músculos perdemos; isso é resultado da degeneração. No entanto, podemos remediar isso através do treinamento de resistência que aumenta a massa e a força.

Manter-se ativo não precisa envolver a academia. Você pode dar um passeio ou subir as escadas em vez do elevador, brincar com seus filhos ou netos ou até mesmo assistir a sessões de ioga. Essas atividades mantêm sua frequência cardíaca elevada e mantêm você com uma aparência jovem e saudável.

O exercício também é ótimo para a pele porque aumenta o fluxo sanguíneo para as células, incluindo as células da pele, nutrindo-as. Ao mesmo tempo, o fluxo sanguíneo leva embora os resíduos das células. Esse processo, portanto, limpa a pele.

O exercício ajuda a endireitar sua postura, revertendo a perda óssea que ocorre à medida que envelhecemos. O treinamento com pesos e exercícios de resistência ajudam a desenvolver costas e ombros fortes.

Essa perda óssea começa a ocorrer depois dos 40 anos. Quando seus ombros estão curvados e sua cabeça baixa, as pessoas interpretam isso como significando que você está infeliz. Uma postura boa e forte, por outro lado, é vista como confiante, aberta e enérgica.

Além disso, a vitamina D desempenha um papel na regulação do envelhecimento dos tecidos, sendo a pele um deles.

Homem de meia idade praticando Yoga com grupo de pessoas de meia idade

  1. Cuidado com sua dieta
    A dieta desempenha um papel importante em nossa aparência, saúde e humor. É importante que prestemos atenção a esta parte de nossas vidas. Uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas magras, grãos integrais e com baixo teor de açúcar é altamente recomendável.

Isso contrasta com uma dieta rica em alimentos gordurosos e açúcares processados, que o deixam letárgico e aceleram o envelhecimento. Legumes e frutas contêm antioxidantes que revertem os sinais de envelhecimento.

Incluir gorduras boas, como os ácidos graxos ômega-3 encontrados em alimentos como nozes, salmão e atum, são ótimos para proteger sua pele e fazer você parecer mais jovem.

De acordo com um estudo feito sobre perda óssea, tomar uma certa quantidade prescrita de vitamina D e cálcio diariamente para mulheres na pós-menopausa ajuda a reduzir a taxa de perda óssea quase pela metade. Isso, portanto, fortalece e endireita sua postura.

  1. Evite Cigarros
    De acordo com um relatório da Mayo Clinic, fumar acelera significativamente o processo de envelhecimento. Os produtos químicos infundidos nos cigarros também são conhecidos por danificar a fibra da pele, o colágeno e reduzir a elasticidade da pele. Portanto, é aconselhável evitar fumar cigarros
  2. Mantenha uma atitude positiva
    De acordo com um estudo da Universidade de Yale , as pessoas que encaram o envelhecimento de forma positiva vivem 7,5 anos a mais do que aquelas que o abordam com uma atitude negativa.

Para reiterar isso, de acordo com o Journal of American Medical Association, os idosos que veem o envelhecimento de forma positiva (sabedoria e satisfação geral) têm 40% mais chances de se recuperar de uma deficiência do que aqueles que o veem como sinônimo de desamparo. Quanto mais você abraça a velhice e aprecia seus aspectos positivos, mais feliz você fica e mais jovem parece

  1. Revise seu estilo
    Às vezes, é difícil abandonar um estilo de cabelo ou de vestir que sempre funcionou para você, pois é confortável e familiar, mas experimentar novos estilos pode surpreendê-la e fazer você se sentir mais jovem. Em um estudo realizado em 2010, as mulheres que cortavam ou pintavam o cabelo achavam que pareciam mais jovens e tinham pressão arterial mais baixa.

Quando se trata de cor de cabelo, algumas pessoas preferem colorir, enquanto outras abraçam seus cabelos grisalhos. Seu cabelo grisalho pode parecer sofisticado com o corte certo e o cabeleireiro certo para executá-lo. O cabelo escuro faz com que suas feições pareçam severas, enquanto uma cor loira mais clara suaviza sua aparência.

As alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa podem fazer com que seu cabelo fique fino e quebradiço; no entanto, colorir pode aumentar o volume. Isso ocorre porque o peróxido de hidrogênio nos agentes clareadores faz com que a haste do cabelo inche, fazendo com que pareça mais espessa.

  1. Visite seu dentista
    Com o tempo, nossos dentes desbotam devido a manchas de vinho, café, chá ou fumo. Uma visita ao seu dentista deixará seus dentes mais brancos e com ótima aparência em pouco tempo. Além das razões estéticas, podem ocorrer outros problemas relacionados à idade, como a retração natural das gengivas, que faz com que os dentes pareçam mais longos.

Por esse motivo, é aconselhável fazer um check-up odontológico duas vezes ao ano. Também é aconselhável escovar regularmente e usar fio dental. Beber leite e tomar suplementos de cálcio também é uma boa maneira de manter os dentes.

  1. Durma o suficiente
    No mundo acelerado em que vivemos, o valor do sono é negligenciado. A necessidade de dormir é atenuada por outra xícara de café. Dormir mal não apenas mostrará sinais visíveis de envelhecimento em seu rosto, mas também fará com que você se perceba menos atraente.

Isso está de acordo com um estudo realizado em 2015 na revista Clinical and Experimental Dermatology. De acordo com a National Sleep Foundation, o tempo que você passa dormindo deve ser de 9 horas todas as noites.

Quando comparado com aqueles que tinham menos de 5 horas de sono. as mulheres que dormiram de 7 a 9 horas tiveram uma pele que se recuperou melhor da exposição aos raios ultravioleta.

Isso indica que quanto mais horas de sono você tiver, mais tempo sua pele terá para se recuperar dos efeitos negativos do sol, retardando o processo de envelhecimento. Acontece que o termo sono da beleza não é um conceito mítico, afinal.

Enquanto você dorme, seu corpo libera um hormônio que ajuda no crescimento, que por sua vez restaura o colágeno e a elastina, que são os principais constituintes dos blocos de construção essenciais da pele jovem e brilhante.

De acordo com James Maas, Ph.D., professor de psicologia na Cornell University e autor de ‘Power Sleep’ , os efeitos da privação do sono são altos níveis de cortisol e glicose que, por sua vez, levam à hipertensão e diabetes tipo II, que acelera o envelhecimento.

Ele recomenda 7,5 a 8,5 horas de sono. “As células da pele mudam mais rapidamente quando você dorme”, diz Jeanine Downie, MD, diretora da Image Dermatology em Montclair, Nova Jersey, e coautora de Beautiful Skin of Color.

“Se você não dormir o suficiente, sua pele não se renovará e começará a parecer opaca – especialmente à medida que envelhece, quando a renovação celular está diminuindo.” A temperatura da pele também aumenta quando você dorme, permitindo que os tratamentos tópicos penetrem na pele com mais eficácia do que durante o dia.

  1. Beba Muita Água
    ‘Água é vida’ é uma frase comumente usada que é muito precisa. A água é a maneira de parecer e se sentir jovem. Beber bastante água diariamente nutre a pele, mantendo-a úmida e as unhas e cabelos com aspecto saudável e macio. Além de beber, você pode borrifar o cabelo com um pouco de água diariamente para mantê-lo saudável e hidratado.

Além disso, a água também auxilia na digestão suave. Quando combinado com chás de ervas, ajuda a eliminar as toxinas do corpo, deixando-o com uma sensação de reenergização. Quando você não toma água suficiente, sua pele fica escamosa e seca levando ao envelhecimento precoce.

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Bruna Ferreira é uma consultora esportiva apaixonada por fitness e bem-estar. Com uma vasta experiência no campo do condicionamento físico, Bruna se dedica a ajudar seus clientes a alcançarem seus objetivos de saúde e transformarem suas vidas por meio do exercício e de hábitos saudáveis. Formação e Certificações: Bacharelado em Educação Física pela Universidade de Campinas - UNICAMP Certificação em Treinamento Funcional pela Instituição PUC Experiência Profissional: Bruna acumulou uma vasta experiência profissional trabalhando com pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico. Ela possui experiência em treinamento individualizado, treinamento em grupo, aulas especializadas e programas de condicionamento físico corporativo. Ao longo de sua carreira, Bruna desenvolveu uma abordagem holística para a consultoria esportiva, levando em consideração não apenas os aspectos físicos, mas também os aspectos mentais e emocionais de seus clientes. Ela acredita que o equilíbrio entre o exercício físico, a alimentação adequada e a mentalidade positiva são fundamentais para alcançar resultados duradouros. Serviços Oferecidos: Consultoria individualizada em condicionamento físico e saúde Elaboração de planos de treinamento personalizados Orientação nutricional para melhorar o desempenho esportivo Treinamento funcional para desenvolvimento de força, resistência e flexibilidade Programas de perda de peso e transformação corporal Treinamento em grupo e aulas especializadas, como Pilates e treinamento HIIT Abordagem: Bruna adota uma abordagem personalizada em sua consultoria esportiva, levando em consideração as metas, necessidades e habilidades individuais de cada cliente. Ela valoriza a comunicação aberta e a criação de um relacionamento de confiança com seus clientes, para garantir que eles se sintam apoiados e motivados ao longo de sua jornada. Seja você um atleta de alto desempenho, um iniciante no mundo do fitness ou alguém que busca melhorar sua qualidade de vida, Bruna está comprometida em ajudá-lo a alcançar resultados positivos. Com seu conhecimento especializado, experiência prática e paixão pela saúde, Bruna está pronta para ajudá-lo a atingir seu potencial máximo e viver uma vida mais saudável e ativa. Entre em contato com Bruna Ferreira hoje mesmo para agendar uma consulta e começar sua jornada para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

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